Os temas valuation e criação de valor passaram a ter maior importância no Brasil principalmente após o período de privatizações de empresas e abertura econômica, ocorrido a partir da década de 1980. A globalização demonstrou na prática que as empresas devem apresentar capacidade de produzir valor econômico para atrair investimentos e para justificar sua existência econômica. Esta realidade trouxe novos parâmetros para a avaliação de empresas no Brasil, tornando o valor apurado mais confiável e próximo dos investidores.
Ao olhar o valor das marcas, temos 90% dos ativos intangíveis “desconhecidos” sob o ponto de vista do balanço patrimonial, como indicado na tabela abaixo.
Soma-se ainda os desafios ambientais e sociais que enfrentamos, que levam estudiosos a prever uma revolução no mercado de capitais a partir do conceito de ESG (Environmental Social Governance).
Ainda que o horizonte de mais valia para empresas que adotam o ESG seja incerto, nos obriga a uma ampla revisão nas formas de valuation de empresas e atenção com as oportunidades para aumento de valor nos antigos e novos negócios, sendo este também o objetivo deste material.
Nosso objetivo neste livro é mostrar os métodos de cálculo de valor e indicar formas de análise que permitem insights sobre as alternativas de melhoria.
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