PÍLULAS DE M&A
“EARN-OUT” – ENTENDA COMO FUNCIONA
Muito comum em operações de aquisição de participação societária, a cláusula de “earn-out” (no jargão do M&A) vincula o pagamento de parte do preço de compra de participação ao atingimento de determinados marcos de desempenho (usualmente o faturamento) pela pessoa jurídica adquirida.
O earn-out é um mecanismo de proteção para o investidor-adquirente, que se fia nas declarações prestadas pelos vendedores – e, naturalmente, nas demonstrações financeiras e na auditoria – quanto à capacidade de geração de caixa da sociedade “target”, reservando para si o direito de não pagar uma determinada fração do preço caso o negócio não mantenha ou alcance metas econômico-financeiras pré-acordadas entre as partes. Tecnicamente, o crédito dos vendedores nasce quando do atingimento das referidas metas. Portanto, do ponto de vista legal, o valor correspondente ao earn-out é expectativa de direito de crédito.
O mecanismo de earn-out pressupõe – no mais das vezes – que os vendedores (cedentes de participação societária) permaneçam à frente do negócio ou diretamente envolvidos na operação, de sorte a assegurar não apenas a manutenção da capacidade de geração de caixa então conhecida, mas o seu incremento (conforme metas negociadas no caso-a-caso).
Todavia, se o earn-out presta-se – em tese – a afastar ou reduzir o risco do “gato por lebre” (da ótica do investidor), a prática da aplicação do mecanismo mostra-se muitas vezes complicada, de difícil aferição ou apuração, e não raro empurra as partes para disputas judiciais ou arbitrais.
Dentre outras, vamos às principais dificuldades para o pleno (e sereno) funcionamento da cláusula earn-out:
- o mercado ou o nicho de mercado sofre em decorrência de questões econômicas, prejudicando a performance da sociedade.
- os vendedores perdem parte ou a totalidade do acesso ao andamento geral da sociedade (agora sob nova direção e controle), em prejuízo da capacidade de geração de caixa pela empresa.
- os adquirentes dificultam (senão sabotam) as ações/atividades dos vendedores, de modo a impedir o atingimento de metas.
- as atividades dos vendedores dependem de ações da sociedade (sob nova direção) – e estas não estão claras, não foram exaustivamente debatidas.
- a sociedade e os adquirentes experimentam dificuldades financeiras em prejuízo da satisfação da obrigação, ainda que as metas pré-acordadas tenham sido alcançadas.
- as métricas e critérios contábeis de apuração dos resultados da sociedade são modificadas pelos adquirentes, com o efeito prático de redução do desempenho geral do negócio.
- os adquirentes desviam foco/energia para outros negócios (direta ou indiretamente) concorrentes, limando as possibilidades de execução das metas.
Muito embora o objetivo deste breve artigo não seja o de censurar a cláusula earn-out, fica o alerta para que
(i) seja amplamente debatida, com o apoio de advogados (de lado a lado) e demais assessores (com destaque para os profissionais da área financeira e contábil),
(ii) os contratos reflitam – no limite do possível – as hipóteses de deficiência ou ineficiência dos vários métodos de apuração, propondo mecanismos de mitigação ou neutralização de efeitos adversos (não desejados pelas partes), e
(iii) as partes negociem garantias (“safeguards”) para a proteção de suas posições relativas na operação.
PS: Caso voce se pergunte: “O que posso fazer para melhorar meu entendimento sobre o tema?”
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Prandini, De Luca & Pimenta – PRIME (empresadefamilia.com.br)
2 Comentários
Sobre suas empresas e o que elas produzem de valor (seu EBITDA real) no seu contexto de mercado e gestão, quanto poderiam valer, qual a perspectiva de crescimento:
1 – Há fatores que reduzem seu valor? (redutores de multiplicador e de EBITDA).
2 – Já diagnosticou todo o sistema: Produtos, Pessoas, Processos, Posicionamento, Plano Estratégico, Pontos de Venda, Poder, Parcerias, Propósito, Performance. (10x P’s no total)
Com um diagnóstico empresarial abrangente – não apenas números e finanças – mas um que identifica as áreas em que ela se destaca, suas vantagens competitivas e oportunidades de crescimento. Que identificar as fraquezas e desafios que reduzem seu valor, ou alavancas que o multiplicam.
Otima explicacao!